Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/1099
Título: Inspecção em educação: controlo e/ou supervisão?
Autor: Cabral, Ana Paula Lacerda Gamboa de Melo
Orientador: Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Qualidade do Ensino
Sistema Educativo
Açores
Education System
Quality Teaching
Azores
Data de Defesa: 27-Fev-2011
Resumo: A presente investigação desenvolve uma reflexão, com base em dados empíricos sobre a acção da Inspecção Regional da Educação dos Açores e o papel que esta desempenha/pode desempenhar na promoção da qualidade do sistema educativo regional. Para tal, a investigação envolve professores e inspectores da Região, procurando apreender, por um lado, o ponto de vista dos professores e das escolas e, por outro, o ponto de vista da tutela. O estudo, realizado nas ilhas de S. Miguel e Terceira, assumiu um carácter misto, recorrendo tanto a metodologias de natureza qualitativa como quantitativa. Participaram no estudo seis inspectores de educação, o então, Inspector Regional de Educação e cerca de duzentos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados da investigação sugerem a consonância entre professores e inspectores relativamente à importância da IRE, que se afirma com um organismo criado com o objectivo de apoiar as escolas com o objectivo de promover a melhoria da qualidade do sistema educativo regional. Neste contexto, os inspectores confirmam um conjunto de funções enunciadas na lei, que vão desde o acompanhamento e aferição até à provedoria, passando pelo controlo e a acção disciplinar, afirmando a intensificação da sua acção ao nível do acompanhamento e aferição e traduzindo uma representação muito positiva, quer da sua acção quer do seu impacto nas escolas e na melhoria do sistema educativo regional. Reconhecendo, embora, as diferentes funções da IRE, os professores apenas lhe identificam impacto na melhoria do funcionamento das escolas, não do processo pedagógico. Reclamam, por isso, a intensificação da acção de acompanhamento e aferição da IRE, em detrimento de outras funções, afirmando-a importante na procura de soluções para os problemas das escolas e na melhoria do processo educativo. Os seus receios e inseguranças não lhes permitem, contudo, perspectivar uma acção que passe pela observação e acompanhamento individuais em situação de sala de aula. De resto, e apesar dos esforços que os inspectores da IRE registam no sentido de melhorar a interacção e a relação de colaboração com as escolas, os professores exprimem sentimentos de ansiedade, expectativa e preocupação perante a acção inspectiva, facto que justificam com a postura de distanciamento, exigência e arrogância assumida pelos inspectores no desenvolvimento das suas acções.
ABSTRACT: The present investigation develops a reflection based on empirical data about the action of the Inspecção Regional da Educação dos Açores and the role it performs/ may perform in the quality promotion of the regional educational system. In order to achieve that, the investigation involves teachers and inspectors from the Region, trying to apprehend, on one side, the teachers and the schools points of view and on the other side, the tutorship’s points of view. The study was accomplished in the islands of São Miguel and Terceira having assumed a mixed character by using methodologies of qualitative and quantitative nature. Six education inspectors, the former Regional Education Inspector and about two hundred teachers from Elementary Schools participated in this study. The investigation results suggest the consonance between teachers and inspectors relatively to the importance of the Inspecção Regional da Educação, which states itself as an organism created with the goal of supporting the schools and promoting a quality improvement of the regional education system. In this context, the inspectors confirmed a conjunct of functions stated by law, such as accompanying and checking till purveyor’s office and also control and disciplinary action, stating the intensification of their action at the accompanying and checking level and translating a very positive representation of their action and of their impact in schools and in the improvement of the regional education system. Although the teachers recognise the different functions of the Inspecção Regional da Educação they only identify the impact in the improvement of the schools functioning, not in the pedagogical process. Therefore, they claim the intensification of the accompanying and checking from Inspecção Regional da Educação, instead of others functions, asserting its importance in the search for solutions for the school problems and for the educational process improvement. However, their apprehensions and insecurities do not allow them to put in perspective an action that goes by the individual observation and the accompanying in a classroom situation. Despite of the efforts that the inspectors of the Inspecção Regional da Educação make in order to improve the interaction and the collaborative relation with the schools, teachers express feelings of anxiety, expectation and preoccupation regarding the inspective action, fact that they justify with the separation posture, the demand and arrogance assumed by the inspectors in the development of their actions.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/1099
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